quinta-feira, maio 10, 2007

Inglês torra fortuna após diagnóstico errado

Diagnóstico errado de câncer leva homem a gastar todo dinheiro em restaurantes e hotéis. Agora, depois de descobrir a falha, ele promete processar o governo britânico

Polêmica na Grã-Bretanha. Um britânico de 62 anos gastou todas as suas economias após ser erroneamente diagnosticado com câncer. Quando ficou sabendo que o diagnóstico não era correto, John Brandrick decidiu processar o Serviço Nacional de Saúde. O governo nega que tenha sido negligente em relação ao caso.

O episódio envolvendo Brandrick começou em 2006, depois que ele foi informado que tinha uma doença mortal: câncer no pâncreas (órgão produtor de enzimas, que ajudam na digestão de proteínas e carboidratos, além de produzir insulina). Após exames, os médicos teriam diagnosticado que o inglês tinha um tumor de 7 centímetros.

Hipoteca

Desesperado, Brandrick decidiu abandonar o trabalho, deixou de pagar a hipoteca da casa e se dedicou, com sua esposa, a gastar uma fortuna em restaurantes e hotéis.

Alguns meses depois, os sintomas começaram a sumir e o hospital chegou à conclusão que Brandrick não sofria realmente de um câncer terminal, mas apenas de uma inflamação no pâncreas.

'Eu me desfiz de tudo, do meu carro, da minha roupa, só fiquei com uma camisa e a gravata na qual desejava que me enterrassem. Não precisava mais de roupas, porque só me deram mais seis meses de vida', afirmou o inglês ao jornal The Times.

De acordo com os advogados de Brandrick, a suposta falha de diagnóstico, e suas conseqüências monetárias, também afetou a mulher do paciente, que chegou a receber ajuda psicológica para encarar sua nova vida sem o marido.

Brandrick, que vai ser obrigado a vender sua casa, reivindica agora que o hospital, pertencente à Seguridade Social inglesa, o indenize pelo falso diagnóstico.

Os responsáveis do centro de saúde negam que este se trate de um caso de negligência, e afirmam que o diagnóstico de câncer de pâncreas foi baseado tanto nos sintomas como nos exames realizados no doente.