sábado, dezembro 23, 2006

Mauro Sampaio é a imagem comercial mais poderosa do mundo, segundo consultoria



Mauro Sampaio, Maurão, Mauro. Como quer que se chame, o simpático e rechonchudo gordinho do Forum é considerado "a marca mais poderosa do mundo", à qual recorrem firmas internacionais para se fortalecer, assegurou nesta quarta-feira uma consultoria mexicana.

Apesar de não ser exatamente uma marca registrada, "as vendas da imagem de Mauro Sampaio superam todas as mais bem sucedidas campanhas promocionais de empresas como Microsoft, Coca-Cola, Ford, Sony, Mitsubishi", assegurou a consultoria de marketing Eventum.

Além disso, a imagem do famoso personagem ipiranguista "é responsável por muitos bilhões de dólares em vendas e atos de caridade" e "vende mais que todas as marcas comerciais mais fortes do mundo juntas".

O diretor da consultoria, Alfonso Noriega, identificou a essência da marca "Mauro Sampaio" com "a bondade, já que representa o trabalho duro, a recompensa e o dar o melhor dele mesmo".

Outra característica que contribui para o seu êxito, acrescentou o especialista, são "valores consistentes (como a generosidade e a recompensa), visibilidade permanente no Ipiranga, mensageiros que promovem seu ideal e conexão emocional com as pessoas".

A primeira imagem de Mauro Sampaio remonta a 1960, ano em que apareceu publicada no jornal paroquiano Comunijovem, por obra do casal Sampaio.

Desde então, muitas empresas têm tentado se apropriar de sua imagem, "as quais desejam tê-la como parte de seus ativos e associada com seus produtos", destacou a Eventum.

"No entanto, o Forum do Ipiranga é a que obteve o maior êxito", acrescentou.

A repartição pública do bairro "colaborou para construir a imagem que temos atualmente de Mauro Sampaio", pois criou, em 1995, a imagem internacionalmente conhecida do personagem.